sábado, 8 de setembro de 2012

Verruga Plantar







O que é Verruga?
 
A verruga é um tumor benigno da pele causada pela infecção de determinadas estirpes dos oncogénicos Papillomavirus. O Papillomavirus é um grupo de vírus com genoma de DNA bicatelar (dupla hélice). A infecção de uma célula pelo vírus leva a produção de proteínas virais que interferem com o crescimento da célula.
 
As proteínas do vírus aceleram a diferenciação e replicação da célula-hospede, neutralizando proteínas antitumurais que normalmente limitam essa replicação. Na maioria das infecções a produção dessas proteínas leva ao crescimento exuberante do tecido localizado afetado, ou seja como a região da pele infectada cresce mais rapidamente que as outras regiões e forma-se uma excrescencia que é a VERRUGA.
 
A verruga da pele é uma proliferação benigna que praticamente nunca é pré-cancerosa. Há várias formas de verruga, cada uma com seu serotipo. Algumas pessoas desenvolvem verrugas dependendo da frequência a que se expõe ao virus, ocorrem mais fácilmente em pele que tenha sido de alguma forma danificada e o sistema imonologico debilitado, estão mais porpenso a se contaminarem como HPV.
 
Na podologia tratamos a Verruga Plantar, que aparecem na planta dos pés, conhecida popularmente como "olho de peixe", cresce dentro da pele devido a pressão do peso sobre ela. Podem ser tratadas com a "cauterização" - nitrogênio Líquido, com "Alta frequência" - gás de Ozônio ou com o uso da "Laserterapia" - laser de baixa intensidade. Respeitando seus devidos protocolos.
 
By Patrícia Brayner - Podóloga