quinta-feira, 31 de março de 2011

Patologias mais frequentes na podologia - parte II



Onicocriptose

Nome cientifico dado para unhas encravadas, existem detalhes fundamentais para a cura dessa patologia (doença), primeiramente devemos saber a causa, que na maioria das vezes são devidos ao uso de calçados inadequados.

Nossos pés passam por transformações durante o crescimento e envelhecimento, necessitando receber um conforto ideal. Adquirem também essas patologias as pessoas que confiam os seus pés em sapatos sociais, apertados ou de salto muito alto, principalmente as mulheres, também o uso constantes de sapatos folgados e certos tipos de tênis, podem produzir atritos que geram calos, calosidades e compressões ungueais  (unhas) e ai terriveis unhas encravadas, seguidas de outros quadros clínicos.

Muitas pessoas pós melhorarem do quadro doloroso retomam aos mesmos hábitos e consequentemente voltando a adquirir os mesmos problemas. Existem hoje técnicas mecânicas para correção das unhas encravadas, são chamados de Órteses.










Órteses em Unhas

É um pequeno aparelho, podendo ser  metálico com mola ou elástico para tração (semelhante) aos utilizados em aparelho ortodônticos, que permitem a correção do arco da lâmina  ungueal lentamente, do mesmo modo que os aparelhos ortodônticos corrigem a dentição. Esse processo leva aproximadamente de 6 à 9 meses para que o resultado seja considerável, não é  traumático e nem doloroso,  não é necessário a extração da lâmina ungueal para que ela seja corrigida. Essa técnica é restrita somente para os podólogos, pois são profissionais altamente qualificados, com amplo conhecimento em anatomia e patologia dos pés. As pessoas que iniciarem o tratamento desse tipo devem seguir os procedimentos e recomendações fornecidas pelo podólogo, quanto as mudanças de hábitos para que se livrem do problema para sempre. O material utilizado é descartavel e totalmente estéril, existem ainda outras técnicas de correção da lâmina ungueal (unha).





Um comentário:

  1. Oi, Fabi, boa noite!
    Moro aqui no Rio. Minha unha caiu,apos um trauma,que a levantou desde a raiz. Está nascendo totalmente diferente da outra, mais estreita.Fui no Spa do pé e colocaram uma órtese igual a essa ultima,sem metais. Vc acha que esse tipo de órtese funciona para que a minha unha volte ao normal? Ja estou com ela há3 semanas, mas nao vejo resultado... Muito Obrigada desde já, fico aguardando a sua resposta! Bjos

    ResponderExcluir