sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O que é Paroníquia???

 
 
 
 
A paroníquia consiste na inflamação crônica das pregas periungueal laterais e proximais. (infecção da pele que fica ao redor das unhas dos dedos das mãos ou dos pés).
 
Há dois tipos diferentes de paroníquia:

Paroníquia Aguda

Consiste em uma infecção subcutânea dos tecidos periungueais. A lesão é chamada eponíquia se ela compromete a base da unha e peroníquia se toda a dobra está envolvida. Normalmente aparece subitamente como uma área muito dolorosa de inchaço, calor e vermelhidão ao redor da unha, normalmente depois de uma lesão nesta área.
 
Uma paroníquia aguda é causada tipicamente por uma infecção por bactérias que invadem a pele onde há um ferimento. O dano pode ser causado pelo mal cuidado de manicure (cortando a cutícula), pela mania de morder as extremidades das unhas ou a pele ao redor das unhas, ou chupando a ponta dos dedos.

Paroníquia Micótica Crônica (PMC)

É uma infecção que normalmente se desenvolve lentamente, causando inchaço progressivo, aumento da sensibilidade e vermelhidão da pele ao redor das unhas. É mais frequente nas mãos.(Unheiro - inflamação dolorosa da pele na parte lateral do leito da unha). 
 
Normalmente é causada por Candida ou outras espécies de fungo (micose). Afeta freqüentemente vários dedos.
 
As pessoas que tem maior chance de adquirir esta infecção são as que têm diabetes ou aquelas cujo trabalho constantemente expõe à água ou a solventes químicos.
 
Tais trabalhos incluem lavadeiras de roupas, garçons, empregadas domésticas, jardineiros, dentistas, babás, cozinheiras, lavadores de prato e cabelereiras/os.

Quadro Clínico

A paroníquia aguda causa dor latejante, vermelhidão, calor e inchaço da pele ao redor da unha. Em alguns casos, uma pequena quantidade de pus se junta debaixo da pele próxima à unha, ou debaixo da própria unha. Freqüentemente, só uma unha é afetada.
 
Uma paroníquia micótica crônica normalmente causa sintomas menos intensos que uma paroníquia aguda. Geralmente, a área ao redor da unha fica sensível, vermelha e ligeiramente inchada; a cutícula fica machucada, se decompondo; e a pele ao redor da unha fica úmida. Várias unhas podem ser afetadas ao mesmo tempo.

Diagnóstico

Se a pessoa tem uma paroníquia aguda leve, ela normalmente pode fazer o diagnóstico sozinha, principalmente se há dor pulsante, inchaço e vermelhidão na área lesada ao redor de uma unha.
 
Se o paciente é diabético, ele pode ter vários dedos afetados, ou ter sintomas mais graves (pus, febre, dor intensa), e deve ser avaliado por um médico. Na maioria dos casos, o médico pode fazer o diagnóstico examinando a área afetada. Porém, se houver um acúmulo de pus (abscesso), ele pode colher uma amostra do pus para ser testado no laboratório e identificar bactérias e fungos.

Prevenção

Para prevenir a paroníquia, faça o seguinte:
Mantenha suas mãos e pés secos e limpos,
Use luvas de borracha com forro de algodão hidrófilo se suas mãos estiverem habitualmente expostas à água ou substâncias químicas corrosivas,
Seja cuidadoso ao cuidar / cortar suas unhas. Evite cortar ou empurrar as cutículas para trás,
Evite morder as unhas ou a pele ao redor delas,
Se você tem diabetes, mantenha seus níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa normal seguindo a dieta e tomando seus medicamentos.

Prognóstico

A duração de uma paroníquia depende de seu tipo. Com o tratamento adequado, uma paroníquia aguda cura-se normalmente dentro de 5 a 10 dias sem dano permanente para a unha.
Uma paroníquia micótica crônica pode precisar de várias semanas de     tratamento antifúngico. Até mesmo depois do tratamento adequado, uma paroníquia pode devolver-se se o paciente lesa a pele novamente ou esquece de manter as unhas secas.
Raramente, em casos muito severos, a paroníquia pode progredir para a osteomielite (infecção do osso) do dedo.
 

Procurar um profissional qualificado para lhe orientar no melhor tratamento para essa patologia.
 
Visite seu Podologo mensalmente e faça sua prevenção.
 
Mantenha seus pés saudáveis !!!


Fonte: Dicionário Ilustrado de Podologia (Prof. Podologista Orlando Madella Jr.) e Internet.

6 comentários:

  1. Bem ilustrado, texto enxuto esclarecedor. Informativo e seguro. Ótimo post, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Tenho ferida no dedo e a Podologa não esta conseguir sarar estou preocupada

    ResponderExcluir
  3. Eu to com um probleminha parecido no meu dedão do pé, to achando nogento de mais, vou no posto de saúde logo. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. Oque posso usar para passar ou tomar para isso

    ResponderExcluir
  5. Muito bom respondeu minhas duvidas. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  6. Uso Vimovo 500mg. Um. Comprimido ao dia apenas enquanto está dolorido, inchando e inflamado. Ação rápida. Mas ataca os rins deve ser usado com cautela. Muito eficaz para quem trabalha em.cozinha e rápido no resultado além de tratar a pele e reconstituição dos tecidos afetados.

    ResponderExcluir