quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Corrida

A corrida vem se apresentando como uma das modalidades esportivas que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, com aumento vertiginoso do número de provas e principalmente dos corredores amadores. Devido a esse aumento do número de corredores, houve também um grande aumento do número de lesões causadas pela corrida.
Estudos demonstram que de 30 a 70% dos corredores profissionais ou amadores sofrerão algum tipo de lesão durante o período de um ano. Entre as causas mais freqüentes relacionadas a essas lesões estão os erros de treinamento, fatores anatômicos, calçados inadequados e erros na biomecânica da corrida.
Dentro desse contexto, surge a importância da avaliação biomecânica da corrida, já que está comprovado cientificamente que algumas lesões são causadas por erros durante o gesto esportivo e a identificação desses erros só é possível com uma avaliação detalhada através de programas específicos. A avaliação da corrida nos permite identificar também o tipo de pisada dos corredores, sendo de grande auxilio na escolha do calçado esportivo ideal e na indicação de palmilhas proprioceptivas.
A avaliação da corrida tem como objetivo identificar e compreender os mecanismos causadores das lesões; auxiliar na correção da biomecânica da corrida e aprimorar a biomecânica da corrida na busca da melhora da performance. 
Dessa forma, a análise da corrida aparece como uma ferramenta essencial tanto para aqueles que estão iniciando a corrida e precisam de uma orientação para o calçado adequado e correção do gesto esportivo para prevenção de lesões futuras, assim como para os corredores amadores e profissionais que objetivam a prevenção de lesões e melhora do desempenho esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário