quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Onicomicoses



O Que é?

As onicomicoses são infecções das unhas causadas por microorganismos vulgarmente denominadas por fungos (micoses nas unhas).Esses fungos desenvolve-se facilmente neste habitat, alimentando-se de queratina (substância responsável pela rigidez das unhas).
As onicomicoses além de incómodas e de aspéctos desagradável, podem tornar-se doloridas. A unha do hálux (dedão do pé) é habitualmente a primeira a ser afetada, no entanto, todas as unhas dos pés e das mãos podem ser afetadas.




Quais as causas?

Todas as pessoas podem contrair onicomicoses, contudo há pessoas com maior tendência para sofrer da infecção:

* Quem usa piscinas e ou banheiros públicos;
* Os praticantes de desporto e pessoas mais idosas;
* Profissionais de limpeza e jardinagem;
* As onicomicoses normalmente surgem por exposição direta aos microorganismos. Existem grupos populacionais predispostos para as onicomicoses e fatores associados a uma resposta fraca à terapeutica antifungica que, compreendem aos fatores genéticos; ambientais (pés descalços); condições sistémicas, sobretudo ligadas a imunodeficiencia, obesidade, diabétes, psoriase, caracteristicas locais das unhas (ex: traumas) e fatores mistos que vão desde o diagnostico incorreto ao não cumprimento pelos doentes do tramento preescrito.




Quais as conseguencias?

Uma onicomicose não diagnostica e não tratada constitui uma porta de entrada para multiplos microorganismos que, uma vez em circulação, podem determinar infecções graves. É por isso imprescindivelmente que a onicomicose seja detectada precocemente e tratada prontamente.
As onicomicoses não são apenas uma questão estética, mas um problema de saúde pública, podendo afetar seriamanete a qualidade de vida dos doentes.

Aliás,  podem causar graves complicações se não tratadas a tempo, nomeadamente:

* Dor e desconforto ao andar e calçar os sapatos;
* Reaparecimento de micoses na pele do pé como pé-de-atleta, após já terem sido tratados;
* Aparecimento de infecções bacterianas;
* Agravamento do pé diabético;
* Redução das defesas do individuo para infecções por fungos;
* Contagio de outras pessoas.

Existem ainda os efeitos psicologicos da doença:

* Causa embaraço e vergonha;
* Provoca medo de contagio a outras pessoas;
* Pode ser responsável por vários problemas profissionais.



Quais os sintomas?

Quando uma micose se instala nas unhas, podem sofrer um espessamento, alterar a sua forma e aparencia, mudar a sua coloração e, algumas vezes tornarem-se mais frágeis e quebradiças e, em outros casos ficar endurecidas. Há casos que a unha pode descolar-se da pele do dedo.
Noutros casos as onicomicoses não apresentam sintomas, mas podem ser a porta de entrada para outras infecções, como a ERISIPELA ( que é uma infecção bacteriana da pele).



Como tratar?

Os medicamentos utilizados para tratamento podem ser de uso local sob forma de creme e soluções.
As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo esse tempo.

A persistencia é fundamental para o sucesso do tratamento.

Procure hoje mesmo um podólogo. Somente um profissional capacitado podera lhe ajudar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário